segunda-feira, 8 de julho de 2013

A tal da Estomatite Aftosa...

Depois de minutos de aflição e choro, vem o diagnóstico, Estomatite Aftosa, mas o que é isso? Nome bonito, diferente, nunca havia ouvido falar. Mas sei que deve ser ruim, pois, por duas noites sofri junto com o meu grande homem a dor e a inquietude dessa doença. Mas vamos ao início, onde tudo começou..


1º dia
Na segunda deitada e vendo filme com meus dois amores, percebi um caroço no pescoço do filhote, mas achei que podia ser uma glândula inflamada, do jeito que ele adora gritar e nem dei muita importância. Então na quinta depois do banho de costume, ele dormiu, tudo tranquilo, quando acordou achei ele meio cansadinho, parado e querendo continuar deitado, coisas que não fazem bem o estilo dele. Algo estava errado, quando o peguei no colo, estava muito quente. Termômetro marcando 39 graus e um susto, podia ser garganta, os dentes talvez, mais estaria muita alta para ser somente isso. Remédio dado e nada da febre ceder, quando passava o efeito só aumentava, sem vontade de comer, só deitado. Já estava ficando preocupada, e umas pintinhas vermelhas aparecendo pelo corpo. Será sarampo, dengue? Pensei em tudo.  Depois de colocar álcool, compressa para baixar a febre sem sucesso, decidimos levar na emergência. Chegando lá para meu desespero, mesmo sendo particular, o atendimento estava demorando umas quatro, cinco horas, os médicos estavam de greve e só tinha um pediatra e a sala de espera lotada. Achamos melhor ligar para outros hospitais, todos na mesma situação, então voltamos para casa.  Tentamos controlar a febre, mas o pior estava por vim. 

2º dia

Acordamos no sábado e o filhote  com muita febre, sem querer comer e só chorando. Quando a vovó chegou perto e sentiu um mal hálito. Ela constatou, ele está com alguma coisa na garganta, já tinha sofrido com isso quando tinha filhos pequenos. Então conseguimos que um médico da clínica em que ele consulta o atende-se, Santo dr. Rui. Ele constatou Estomatite Aftosa, como nos explicou, se pega por um vírus transmitida pelo ar, surgem várias aftas na boca, língua, céu da boca, nas mãos e pés, não tem remédio, é uma doença benigna, dura em média uma semana, é muito chata, criança chora muito, pois dói, não consegui comer, tem que ser tudo gelado e comida  fria. Passou apenas um spray para anestesiar antes de comer, e continuar dando remédio para febre que é bastante comum. Sendo que na caixa do remédio vem expressamente proibindo o uso em crianças com menos de três anos, mas o que fazer? O médico havia passado, deixar ele sentindo dor.  Ele não foi muito animador, disse que eu me preparasse para o pior. Dito e feito, passou todo o dia chorando de desespero, não consegui dormir, e eu me sentindo impotente, querendo está no lugar dele, fazer parar aquele sofrimento. Onze horas da noite e nós na rua tentando fazer ele se acalmar, ele sentia tanta dor que não sabia o que fazia, chegava na cama da vovó e colocava o seu rostinho e chorava, queria vim pro quarto quando estava aqui queria voltar para a sala, nem a Galinha Pintadinha fez efeito. Descobrimos que aliviava um pouco quando pegava açúcar e colocava na boca dele, assim ele conseguia engolir melhor a saliva. Noite sombria que passamos, o mundo desabando lá fora, e ele vomitando e chorando de dor. O que mais me doía era saber que ele sentia fome que só não podia comer pela dor, até que chegou um momento que ele não suportou tomou mingau gelado.  E assim foi nossa noite e madrugada.

3º dia

Acordamos todos exaustos, cansados e com muito sono. O JV conseguiu dormir um pouco e depois dei um banho nele, com isso foi melhorando. Conseguiu tomar um danone todo, passou a febre e brincou um monte com seus brinquedos. Ainda estava fraco e frágil, deslizando com facilidade no chão. Dormimos a tarde e isso ajudou muito. Quando acordou estava descansado, esperto e cheio de energia. Finalmente o meu amor estava voltando, senti tanta saudade da alegria dele, ele correndo e fazendo arte pelo apartamento. Quando ele deitou do meu lado, puxou meu rosto para beijar, me abraçou e tentou me morder, percebi que naquele instante ele já está ficando bom de novo, e chorei de emoção e de felicidade. Em todo momento tenso e crítico da doença tentei me manter calma para passar tranquilidade para ele, mas naquele momento pude chorar de alegria. Senti saudade por um dia da risada dele, dos beijos molhados, tentando me morder, ele deitado na minha barriga fazendo cavalinho, além do que, estava exausta, os braços cansados, dois dias com ele nos braços,  só querendo meu colo, dormindo em cima de mim. O papai dele não aguentou quando chegou do trabalho e viu o estado dele começou a chorar, e eu tentando acalmar pois era essencial que  o JV pudesse sentir e perceber que tudo estava bem e sob controle. Mas graças a Deus ele está melhorando. Agora por sua vez o papai está sentindo dores, dizem que quando são muito ligados os pais sentem as dores dos filhos, como diz minha sogra isso aconteceu com eles. Agora cuidar do amorzão já que o amorzinho está bem melhor.
 Durante essa madrugada, ainda me levantei umas três vezes com ele chorando, ainda estava ardendo, então coloquei o spray e ele voltou a dormir.

4º dia


Hoje definitivamente o filhote melhorou, acordou alegre, gritou, correu e andou por tudo que é lugar. Ainda comendo comidas frias, a pele esta meio áspera e os caroços estão sumindo aos poucos. Feliz por tudo está terminando bem e por ter o meu terrorzinho na ativa. 

O contraste: Primeiro dia da doença e agora melhorando. Mamãe feliz demais..

E por aqui vou terminando essa postagem, feliz da vida. Agradeço a todos que se preocuparam, que ligaram, deixaram um recado no face, bom saber que tenho anjos em minha vida..O José Vinícius voltou..

P.s: Quem quiser saber um pouco mais dessa coisa chata e dolorosa chamada estomatite aftosa é só dá uma olhada por aqui:


http://brasil.babycenter.com/a3400299/estomatite-1-a-3-anos

Beijos fiquem com Deus..Descansar e repor as energias, amanhã ele acorda com toda energia..

Um comentário: